quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O jornal nosso de cada dia...

É gente, a situação fica cada dia pior e ainda vem o Groisman falando para ler jornal para atualizar a língua portuguesa... Só se for a lusitana, porque com certeza a nacional não é...
Dentre as certezas que me passam, uma é de que ler jornal deixou de ser definitivamente uma forma de melhorar o português... Bom, tem as palavras cruzadas - todo jornal tem! - Se bem que até nisso eles conseguem errar... Eu não sei mais qual o significado de educação aqui no brasil (sim, minúsculo! É assim que todo mundo lá fora vê o Brasil... Terra de índios e a capital é São Paulo... Rio de Janeiro eles não sabem se é Brasil ou Argentina... -É isso aí! Ignorância não é só aqui não!!!).

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.... As pérolas da nossa "imprensa" brasileira onde os redatores devem ser da época de Tutancâmon (múmias dentro de um sarcófago...).


A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano". (Na cova?) - Jornal do Brasil.

"Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente". (O frio não estava filiado ao sindicato grevista) - O GLOBO

"Os sete artistas compõem um trio de talento". (Hã?) - EXTRA.

"A vítima foi estrangulada a golpes de facão". (Uma nova modalidade de estrangulamento) - O DIA

"Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável". (De modo algum!) - O GLOBO.

"No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos". (Naturalmente…) - O DIA.

"Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva". (Jura?) - JORNAL DO BRASIL.

"Parece que ela foi morta pelo seu assassino". (Não diga!) - EXTRA.

"O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas". (Gente, até ontem era um triângulo! Vai ver que qualquer dia inventem o CÍRCULO DAS BERMUDAS…) - EXTRA

"O velho reformado antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou". (Seria a volta dos mortos-vivos?) - O DIA.

"A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço". (Que aberração!) - EXTRA.

"Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes". (Água no além para purificar as almas…) - JORNAL DO BRASIL.

"O aumento do desemprego foi de 0% em novembro". (Onde vamos parar desse jeito?).

"O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos". (Quanta confusão!).

"Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio". (Ah, bom! Achei que fosse um churrasco!).

"Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel". (Viu como ele é disciplinado?).

"O cadáver foi encontrado morto dentro do carro". (Sem Comentários)

"Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto". (Acorda?).

Pois é... Com uma imprensa assim, o que se pode falar para um aluno numa escola em que o ensino é uma coisa que não é levado a sério - Até porque, passa-se diretamente as séries estando bem ou mal... O que esses alunos aprendem? Pensando dessa forma, pode-se ter uma noção do que vai ser daqui há alguns anos... Nada de acentuação, verbos fora de conjugação... -É, a turma da antiga academia de letras deve estar rolando no caixão... Se você (por acaso...) passar em um cemitério em que esteja enterrado algum deles, dê uma passada perto do túmulo que provavelmente deve estar quente, afinal, atrito gera calor, não?!

Nenhum comentário: